Como preparar um bom café

 

    Achamos que o ritual de tomar um bom café não deve ser tratado como física quântica, vamos deixar a complexidade para a vida e facilitar o ritual do café, certo?

 

    O primeiro requisito não pode ser diferente: Um bom café.

 

    Temos os melhores, independentemente do tipo de bebida que você busca temos uma opção que é a ideal para seu paladar, nossas torras são sempre frescas, e nossos cafés são exclusivos, cafés da premiada Fazenda Jotacê só são encontrados aqui. Chega de merchant vamos ao que interessa, o preparo.

 

Vamos moer esse café?

 

    Seu café vai ficar diferente se você moer ele na hora, simples assim. Quando ele ainda está em grão é como se houvesse um escudo que impede que o café sofra os efeitos da oxidação, e o que você menos quer é que seu café oxide, ele vai perder os atributos sensoriais que lutamos tanto para conseguir.

    Ainda não tem um moedor? Calma, quando você compra o café moído em nossa loja nós moemos o café no momento de enviar, ele vai chegar maravilhoso em sua casa. Mas faça uma forcinha para ter um moedor, é terapêutico, e o aroma de café na sua casa vale cada centavo do investimento.

 

Use a moagem certa do café para cada tipo de método.

Que fique claro, a moagem vai interferir diretamente no sabor da bebida, é uma questão pessoal, mas segue uma tabelinha para servir como ponto de partida no preparo do método em questão.

 

Hario V60 – moagem média grossa (como açúcar cristal)

Prensa Francesa – moagem grossa (como trigo para quibe)

Pressca – qualquer tipo de moagem (exceto a extra fina)

Cafeteira Italiana (moka) – moagem média fina (como areia fina)

Filtro de Papel Tradicional – moagem média (como areia)

Chemex – moagem média grossa (como açúcar cristal)

Clever – moagem média grossa (como açúcar cristal)

Aeropress – qualquer tipo de moagem vai bem nesse método de preparo super versátil

Espresso – moagem fina (como farinha de rosca)

Globinho – moagem média grossa (como açúcar cristal)

Café Turco – moagem extra fina (como farinha de trigo)

 

    Uma dica de ouro para a escolha da moagem é o tempo que a água vai ficar em contato com o café, se o café estiver demorando mais do que 3 minutos para passar completamente no filtro então a moagem deve ser mais grossa para evitar que o seu café amargue. Se passar muito rápido pode ser que o café fique ácido e azedo, aí você deve usar uma moagem mais fina.

    Quando você fizer uma compra em nosso site você pode colocar uma observação na página de finalização do pedido com o tipo de moagem que deseja.

 

Coloque a água para ferver, ou quase.

 

    Quando a água chega naquele ponto em que pequenas bolhinhas começam a subir está na hora de desligar o fogo. Usar a água com temperatura aproximada de 92º ao invés dos 100º vai evitar que algumas substancias amargas do café passem para sua bebida.

 

Escalde o filtro

 

    Use um pouco da água que você esquentou para escaldar o filtro de papel e tirar o gosto desagradável que ele pode passar para seu café. Acha frescura? Então beba a água do filtro escaldado e sinta você mesmo o saborzinho de indústria de celulose.

 

Use uma proporção

    É claro que você não precisa de uma super balança com 40 funções para fazer o seu café, mas se quer preparar receitas incríveis e extrair o máximo potencial de seus equipamentos pesar o pó e medir a quantidade de água que você usa é essencial. Uma medida de 10 gramas de café para 130ml de água é uma ótima proporção para sentir os sabores do café, mas se sinta livre para testar diversas proporções.


Hidrate o café.

 

    Chegou a hora de jogar a água no café, faça o seguinte, jogue um pouco de água, mas só o suficiente para que o café molhe e solte a maior parte do gás carbônico, deixe o grão hidratando por uns 30 segundos.

 

E finalmente.

 

    Jogue o restante da água, vai na calma, em movimentos circulares, faça a sua alquimia acontecer. Tome o seu café em diversas temperaturas, sinta o sabor em cada parte da sua língua, em nossa seleção de cafés você pode passear pelos extremos, com cafés fáceis de serem reconhecidos e nuances marcantes.